20 de ago de 2012

APENAS UM CROMOSSOMO A MAIS




Olá queridos leitores, como foi o final de semana? Hoje eu vim aqui falar sobre algo bastante sério, o preconceito dos jovens que se dizem ser normais para os jovens que tem a Síndrome de Down. O ar de superioridade de alguns me incomoda muito e por isso vou falar um pouco sobre essa doença que talvez você imagine que a conheça.
Bem, quem esta cursando o ensino médio e não falta, nem foge das aulas de biologia, sabe muito bem que um ser humano normal tem no total 46 cromossomos que são divididos em 23 pares, já quem tem a síndrome de down possui 47 cromossomos (o cromossomo a mais fica ligado no par 21).
Gente quem ai realmente acha que por ter um cromossomo a mais, é inferior ou incapaz? Tudo que uma criança que nasce perfeita faz uma criança com síndrome de down, também pode e deve, especialistas recomendam aos pais que estimulem a criança a ser independente, conforme ela for crescendo. E quando adolescente tem que continuar sendo tratado de uma maneira bem natural (gente não precisa falar devagar nem fazendo gestos, eles entendem tudo), não podemos esquecer nunca que nós somos todos iguais. Você namora? Eles também (e acreditem eles são bem mais carinhosos do que pessoas que se dizem ser normais). Você viaja, canta, trabalha, pratica esportes, estuda, vai a festas e passa horas no computador? Acreditem eles também.
Bem meus amores era isso, não os tratem com diferença ou pensem que são superior a eles, se você tiver o prazer de conhecer algum jovem com síndrome de down, tornem-se amigos, garanto que vai adorar as conversas, os carinhos e as gargalhadas mais absurdas.
Beijos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário